Meneguzzi Nenhum comentário

Meneguzzi ressalta ações pela intermediação de vagas e capacitação de jovens

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB repercutiu os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24), que apontaram um saldo de apenas 100 empregos formais, em Caxias do Sul, no ano passado. A estatística revela que, em 2019, foram abertas 66.821 vagas e 66.721 postos de trabalho. Do total, foram 1.023 vagas abertas na indústria, que representa o maior potencial de emprego de Caxias.

O parlamentar ressalta o índice drástico da redução, se comparada a 2018, quando o saldo foi positivo em 5.132 vagas abertas no município. Além disso, Caxias registou o pior saldo entre vários municípios da região como Bento Gonçalves (552) e Farroupilha (111), por exemplo.

O alto nível desemprego em Caxias tem sido alvo de ações de Alberto Meneguzzi. No ano passado, ele teve aprovado pelo plenário o projeto que criou a Agência Municipal de emprego (AME). Além disso, tramita no Legislativo, o projeto que institui o Programa Municipal do Primeiro Emprego (PMPE).

“Recentemente, conversamos com representantes do governo do Estado a fim de firmar parceria para abrir a AME, cujo projeto foi vetado pelo prefeito cassado, demonstrando que a gestão anterior não tinha interesse em adotar medidas contra o desemprego em Caxias. Os dados do Caged mais comprovam que a falta de vagas é um problema grave, que precisa ser discutido em conjunto pelo Legislativo, Executivo, empresários e representantes dos trabalhadores. Além disso, é importante garantir a capacitação profissional e a abertura de vagas para jovens trabalhadores”, ressalta Meneguzzi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *