Um decreto publicado pela Prefeitura de Caxias do Sul, em Diário Oficial Eletrônico Extra, nesta quinta-feira (09), revogou itens do decreto nº 20.952, com a finalidade de evitar aglomerações tendo em vista a pandemia do Covid-19. A principal mudança é a reabertura de supermercados e shoppings aos domingos. A justificativa do Sindigêneros é de que houve grande aglomeração nos dois últimos sábados. Também ficam autorizados a abrir aos domingos hipermercados, atacadistas, varejistas de alimentos, tais como mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, padarias e comércio de rua. O horário autorizado é das 7h às 21h.
A novidade do decreto é de que, a partir desta sexta-feira (10), será permitido apenas o acesso individual aos estabelecimentos. Isso significa que está proibido o acesso de familiares e acompanhantes, salvo casos imprescindíveis. Os estabelecimentos comerciais de qualquer natureza serão responsabilizados caso não contenham o distanciamento de clientes em caso de formação de filas.
Conforme o documento, os shoppings permanecem fechados no domingo (lojas fechadas, praças de alimentação tele e pegue e leve. Só são permitidos restaurantes de fora do estabelecimento). O decreto regulamenta ainda que os parques e praças serão totalmente fechados no final de semana, sendo proibidas também, a partir de agora, as caminhadas e corridas.
Confira a íntegra do novo decreto municipal:
decreto 21.054