Meneguzzi Nenhum comentário

Comunidade poderá interagir com os artistas e ajudar a preparar os canteiros da Land Art

Neste sábado, 6 de setembro, ocorre a pintura do graffiti que vai dar um novo colorido para o muro do Murialdo, no bairro Santa Fé, Zona Norte de Caxias do Sul (Rua Hildo Francisco Ferreira, 1500). Na ocasião, a comunidade poderá participar do Mutirão de Plantio, das 9h às 12h. As ações integram o projeto “Jardins Criativos” da fotógrafa Liliane Giordano, da Sala de Fotografia, aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro.

Os grafiteiros Emerson Sutil Lima (MisterGraffe) e Felipe Borges (Eti Black) afirmam que o graffiti vai trazer mais cor, vida e identidade para o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – SCFV, instituição que abriga mais de 200 crianças e adolescentes, e para os próprios moradores dessa região da cidade. Na ocasião, o público poderá levar camisetas para os artistas customizarem com graffiti.

E para quem quiser “colocar a mão na terra”, pode participar do Mutirão de Plantio ajudando a mover o composto para os canteiros da Land Art. Essa é mais uma oportunidade que a comunidade e os voluntários têm de contribuir efetivamente com o projeto auxiliando na preparação do terreno para a criação dos jardins criativos e comestíveis. O projeto inédito no Sul do Brasil, promove a criação artística, a segurança alimentar, a educação ambiental, a inclusão social e o desenvolvimento de uma comunidade mais sustentável e conectada com a natureza e com a arte.

A obra do artista francês, Jean Paul Ganem, referência mundial em Land Art (arte da terra), está sendo realizada dentro de uma proposta lúdica e educativa. Para o artista, a ideia é transformar o quintal do Murialdo em um espaço vivo de aprendizado e conexão com a natureza. Tudo começa na extensão da composteira, onde a matéria é transformada e renasce. Dela parte um caminho com plantas comestíveis que leva as crianças até uma horta em forma de folha de inhame, desenhada como um labirinto. É um espaço pensado para estimular a curiosidade, o brincar livre, a imaginação e os sentidos. Ali, os alunos poderão explorar, correr, ouvir música, participar de atividades sensoriais e, claro, aprender sobre as plantas e o cuidado com a terra. Mais que uma horta, é um convite para que as crianças cresçam em harmonia com a natureza, aprendendo sobre o cuidado com o solo, o alimento, a cooperação e o respeito pela natureza.   

Outro aspecto do projeto que inclui a comunidade é a promoção de oficinas gratuitas. No dia 17 de setembro será promovida a Oficina de Permacultura, na qual os participantes aprenderão os princípios, técnicas de cultivo sustentável, compostagem e manejo de recursos naturais. Isso inclui a construção de canteiros, o uso eficiente da água e a gestão de resíduos orgânicos. A realizadora do projeto, fotógrafa Liliane Giordano, ministrará nos dias 09 e 10 de outubro a Oficina de Fotografia, com o ensino de técnicas de composição, iluminação e edição de imagens, com foco na documentação do projeto e na expressão artística. E nos dias 08 e 11 de outubro serão dedicados para quem quer desenvolver a expressão artística e aprender técnicas da arte do graffiti. Mais informações sobre as oficinas podem ser acessadas no Murialdo Santa Fé, pelo Instagram @jardinscriativos ou no telefone (54) 99981.9894.

O projeto “Jardins Criativos” é uma realização da Sala de Fotografia, com a co-criação do Dia da Terra.org, a produção cultural da Lynch Gestão Cultural, o apoio da Ação Social Murialdo Santa Fé e o financiamento do Programa RS Seguro COMunidade – Edital Territórios Criativos Intervenções Artísticas Urbanas por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Cultura/SEDAC.

Foto aérea: Guilherme Biegelmeyer

Fotos da demarcação dos canteiros dos jardins: Liliane Giordano/Sala de Fotografia

Deixe um comentário