De 08 a 11 de abril, o Colégio Madre Imilda vivenciará o mundo da literatura através da sua tradicional Feira do Livro . Além das bancas repletas de bons títulos, os estudantes terão a oportunidade de participar de uma programação diversificada e preparada para despertar o gosto pela leitura. Neste ano o tema da feira são os 150 Anos de História: A Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Dentro desta temática, na abertura haverá uma apresentação artística dos alunos do Turno Extracurricular da Educação Infantil e 1º ano – “La Bella Polenta” e do 2º ao 5º ano – “Bella Ciao”; o bate-papo com a escritora Arminda Bertuzzi sobre a sua obra “Pierina, a menina que falava Talian”, a obra “Bem no alto”, de Elaine Cavion e sobre o livro ‘Sofia e Otto: a imigração italiana no RS”, com o autor Pedro Leite; a palestra sobre Genealogia e Imigração Italiana, com Manuela Ciconetto Bernardi; e a exposição “Etnografia Regional”, mostra especial que celebra a história e as influências da imigração italiana em nossa região.
Para a bibliotecária, Júlia Borges, a escolha do tema se deve ao fato de que Caxias do Sul é marcada pela influência dos imigrantes italianos, que trouxeram tradições e costumes que ainda carregamos após esses 150 anos. “Celebrar esses dados é reconhecer a importância dessa herança e manter viva a memória de quem ajudou a transformar nossa cidade e Estado”.
A programação da Feira do Livro conta ainda com a palestra sobre “O poder da leitura”, com Carlos Eduardo Braga, da Editora SM e “Todo escritor é um astronauta”, com o jovem autor caxiense, Pedro Guerra, contação de histórias com a plataforma Elefante Letrado, dia personagens temáticos com livros, mini gincana, oficina de cartoons com o escritor Pedro Leite e hora do conto com Giselda Segatto.

Foto e texto – Crédito Margô Segat – Assessoria de imprensa da Escola