Meneguzzi Nenhum comentário

Drama burlesco foi rodado no interior de Caxias do Sul, retratando a história de uma jovem rebelde que enfrenta a sina de escolher entre servir a Jesus ou a um marido

A admiração da roteirista, produtora, diretora e atriz Gabriela Buffon pelas mulheres descendentes de italianos que fazem parte da sua própria história – mãe, madrinhas, tias, avós, primas e amigas – inspiraram a jovem profissional de apenas 25 anos a escrever o roteiro de “Elisete Tem Que Casar!”, curta-metragem rodado no interior de Caxias do Sul e que em breve chegará às telas. A narrativa é um drama burlesco, baseado na escolha que mulheres de famílias descendentes de imigrantes italianos possuíam antigamente: casar-se ou tornar-se freira. “Burlesco” é um termo que surgiu na Itália no século XVII para referir-se a obras literárias, teatrais e musicais de cunho paródico, com o objetivo de satirizar os costumes da época. A história se passa na Serra Gaúcha nos anos 50, em torno de Elisete, uma jovem rebelde que enfrenta a sina de escolher a quem servir: a Jesus ou a um marido.

“A ideia da narrativa surgiu como um pedido de socorro para todas as gerações de mulheres que nunca tiveram voz. O roteiro é uma carta de amor para acolher e reconhecer a sina das que foram e são a maior força da nossa região. E como inspiração para a criação da protagonista, tenho minha tia, Elisete Buffon, que com sua rebeldia quebrou o ciclo de dependência de todas as mulheres que vieram antes de nós”, conta Gabriela.

Quem dá vida à personagem Elisete é a própria Gabriela, que atua também como diretora e uma das produtoras do projeto em conjunto com Julia Zamboni. Com direção de fotografia de Liliane Giordano, direção de arte de Fran Hermoza e direção de elenco de Gutto Basso, “Elisete Tem Que Casar!” traz entre os destaques do elenco integrantes do grupo de teatro Miseri Coloni, entre os quais os atores Marco Antônio da Silva e Paulo Lazzaretti e as atrizes Cleri Pelizza e Cibele Tedesco – premiada com o Kikito no Festival de Cinema de Gramado, em 2024, pelo longa “Até que a Música Pare“, de Cristiane Oliveira.

Um detalhe curioso é que o curta traz boa parte das falas no Talian – língua que nasceu da mistura de vários dialetos vindos com os imigrantes em conjunto da Língua Portuguesa. As gravações têm como cenário a zona rural de Caxias do Sul, buscando resgatar a cultura, costumes, paisagens e arquitetura de lugares e sua importância para a cidade e a Serra Gaúcha. Em destaque, a Villa Dei Troni, futuro parque temático que homenageia a imigração italiana, em Ana Rech, e o Seminário Nossa Senhora da Divina Providência, em Santa Lúcia do Piaí.

Gabriela antecipa um pouco do que o público pode esperar de “Elisete Tem Que Casar!”: “O filme conta dificuldades atuais reimaginadas em um passado inexplorado e abafado, retratando a luta em busca do livre-arbítrio e independência das mulheres da colônia. Mesclado com a língua Talian e temperado com bom humor, acredito que irá arrancar boas risadas e trazer reflexões para todas as idades.”

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, de 2023, e conta com apoio de empresas da região para alimentação, figurinos, cenografia, equipamento e locações. Como contrapartida, o curta será exibido gratuitamente para alunos das escolas EEEM Antônio Avelino Boff (de Fazenda Souza) e EEEM Irmão Guerini (de Ana Rech). Haverá também uma exibição especial e exclusiva para equipe e convidados nesta quinta-feira (04/09), às 9h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Antes do lançamento oficial com exibições abertas ao público, “Elisete Tem Que Casar!” deverá participar de festivais de cinema no Brasil e no exterior.

FICHA TÉCNICA

Curta-metragem: Elisete Tem Que Casar!

Direção, Roteiro, Produção e Atriz: Gabriela Buffon

Assistente de Direção: Mariana Souza

Proponente, Produção e Atriz: Julia Zamboni

Direção de Fotografia: Liliane Giordano

Direção de Arte: Fran Hermoza

Direção de Elenco: Gutto Basso

Montagem e Edição: Juslei Paz Nunes

Mixagem e Finalização de Som: Carlos Balbinot

Operação de Câmera: Rafa Martha e Paulo Pretz

Captação de Áudio: Everton Severo

Elenco: Gabriela Buffon (Elisete), Odelta Simonetti (Rita), Cassandra Tomé (Madre Lorena), Tina Andrighetti (Irmã Terezinha), Luan Sonego (Juarez), Cleri Pelizza (Olinda), Marco Antônio da Silva (Antônio), Cibele Tedesco (Marisa), Paulo Lazzaretti (Romeu), Samir Tuffy (Padre Valter), Edu Seggabi (filho da Rita), Vinicius Vanin (filho da Rita), Julia Zamboni (noviça), Rafaela Buffon (noviça), Rafaela Turella (noviça), Luana Marasca (noviça), Manuela Czerniak (noviça)

Tradução para o Talian: Valter Francisco Buffon

Revisão da Língua Talian: Loremi Loregian Penkal e Juvenal Dal Castel

Design: Maria Mosna

Legendas: Jéssica Demori

Audiodescrição: Milena Eich

Contadora: Márcia Pezzi

Deixe um comentário