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Fotos dos alunos da OBE e do coordenador da Madre Tech, Diego Martins – crédito: Velaine Rodrigues

Colégio Madre Imilda classificado para a 2ª fase da

Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo

Projetos desenvolvem soluções para o bem-estar e saúde mental, acesso à leitura, supervisão, medicação, aprendizagem e fake news

Seis equipes, formadas por 18 alunos do 6º ao 9º ano do Colégio Madre Imilda, garantiram a classificação na 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo – OBE , o maior evento nacional de empreendedorismo para escolas do Ensino Fundamental e Médio do Brasil.

O coordenador do Madre Tech (Programa de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), Diego Martins, explica que nessa fase os grupos recebem feedback sobre seus projetos, mentorias e orientações sobre o desafio final, que consiste em apresentar o modelo de negócio e os protótipos de seus projetos, por meio de um Pitch, gravado em formato de vídeo para ser realizado a uma banca.

Serão selecionados os 10 melhores grupos de cada categoria, compostos por turmas do 6º ao 8º ano e do 9º a 3ª série do Ensino Médio para participar do evento online e ao vivo de enceramento e premiação, no dia 13 de setembro. Serão premiados os três melhores projetos por categoria.

Conheça as equipes e os projetos da Madre Imilda:

1.     Equipe Briliant Mind

Estudantes: Nathália Pozzer Pistore, Gabriela Sartori Cipriani e Melissa Borelli Tregansin.

Proposta: O aplicativo Mindfulness oferece bem-estar, equilíbrio emocional e suporte à saúde mental para pessoas com autismo (TEA), TDAH e ansiedade, por meio de ferramentas simples, acessíveis e interativas.

Ajuda a resolver problemas como: Falta de foco e organização da rotina. Dificuldade de regulação emocional. Estresse, sobrecarga sensorial e ansiedade. Falta de recursos acessíveis e personalizados para pessoas neurodivergentes.

Necessidades satisfeitas: Redução do estresse e da ansiedade. Melhora do foco, da concentração e da autoconsciência. Promoção do bem-estar emocional. Criação de um espaço seguro para autoconhecimento, desabafo e organização pessoal.

2.     Equipe Os Guri

Estudantes: Ricardo Tomazini Santos, Lucas Provin Scopel, Pedro Antonio dos Santos Zanchin e Gabriel Galvan Sartor.

Proposta: O Book Trading entrega aos clientes a possibilidade de renovar suas leituras sem precisar comprar livros novos.

Resolver o problema de acúmulo de livros parados em casa e a dificuldade de acesso a novos livros devido a custos.

As principais necessidades satisfeitas são: Acesso fácil e gratuito aos livros. Estímulo à leitura e ao compartilhamento cultural. Conexão entre pessoas da mesma região com interesses literários semelhantes.

3.     Equipe GirlsPlant

Estudantes: Verônica Formolo Dalla Vecchia Beck Puhle, Moana Sottoriva Cipriani, Luísa Bandeira Machado e Julia Maria Schiavi Provin Bonatto.

Proposta: A BioPlanty entrega aos clientes uma solução prática, ecológica e econômica para cuidar de plantas e hortas caseiras, mesmo quando não têm tempo disponível.

O projeto resolve o problema da desidratação ou do excesso de água nas plantas, oferecendo um sistema de irrigação automático, fácil de instalar e de baixo custo.

Atende à necessidade de quem busca uma alimentação mais saudável, sustentável e acessível, além de contribuir com o meio ambiente.

4.     Equipe Visionários

Estudantes: Leonardo Donada e Rodrigo Oliveira Cristovan.

Proposta: O aplicativo oferece uma solução digital para ajudar os usuários na escolha consciente de medicamentos com base em seus sintomas, promovendo o uso seguro e orientado de remédios. Além disso, fornece uma agenda personalizada com lembretes e controle de horários, auxiliando o cumprimento correto de tratamentos.

O app resolve problemas como automedicação perigosa, esquecimentos de dosagem e uso incorreto de remédios, atendendo às necessidades de autonomia, segurança e organização no cuidado com a saúde.

5.     Equipe P&L JOVEM

Estudantes: Pietra Andreazza Visoná e Lauren Lavarda Rosa.

Proposta: O “Lupie Ensina” entrega aos clientes uma plataforma de estudos acessível, personalizada e divertida.

O aplicativo resolve o problema da falta de acesso a métodos eficientes de estudo, ajudando alunos que têm dificuldade de manter uma rotina de aprendizagem ou não possuem acesso adequado à educação tradicional. Necessidades satisfeitas: Acesso facilitado ao aprendizado; Organização da rotina de estudos; Métodos diversificados (resumos, flashcards, mapas mentais, cronogramas); Apoio motivacional por meio de um mascote; Educação acessível, leve e produtiva.

6.     Equipe ML

Estudantes: Lucas Provin Scopel e Maria Clara Tessis Carraro.

Proposta: A plataforma entrega uma ferramenta online baseada em inteligência artificial que analisa, identifica e explica se uma notícia é verdadeira ou falsa.

Ela resolveu o problema da desinformação digital e da propagação de notícias falsas , que traz benefícios à sociedade, à política, à segurança e à confiança nas instituições.

Satisfaz a necessidade: Segurança e confiança na informação online; Facilidade de checagem de notícias por qualquer pessoa; Educação digital, promovendo o pensamento crítico sobre as informações recebidas.

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