Acesso à leitura em um espaço de diálogo, criatividade e aprendizado coletivo
A leitura é uma ferramenta essencial para a formação crítica, cultural e emocional dos indivíduos. Diante disso, o Colégio Madre Imilda, de Caxias do Sul, lança o Clube de Leitura da Biblioteca Escolar. A iniciativa surge para ampliar o acesso à literatura e criar um espaço de diálogo, criatividade e aprendizado coletivo.
Dividido em duas turmas, o projeto busca atender às necessidades e interesses específicos dos alunos do 6º ao 8º ano e do 9º ao Ensino Médio, oferecendo uma experiência enriquecedora e dinâmica com a literatura. Dentro dos objetivos consta incentivar a troca de ideias e experiências entre os participantes; trabalhar a leitura como forma de desenvolvimento pessoal e social; ampliar o repertório literário dos alunos com a leitura de clássicos e contemporâneos; criar um espaço de pertencimento e acolhimento na biblioteca escolar; promover o hábito da leitura de forma prazerosa e colaborativa.
O primeiro encontro está agendado para o dia 28 de agosto, quando será lido e discutido um conto. Na ocasião, será confeccionado o Caderno de Leitura e dadas as orientações e dicas de personalização para cada participante criar o seu. O caderno será usado como um diário para registro de reflexões, frases marcantes, resenhas, etc. A aquisição dos livros será de responsabilidade de cada participante, e serão oferecidos, quando disponível, o link para acesso do e-book pela plataforma de Biblioteca Digital – Biblion.

De setembro a novembro acontecem os encontros mensais (sempre na última 5ª feira do mês), quando é feita a apresentação do livro escolhido e contextualização, discussão e integração com reflexões e troca de ideias sobre o livro, com perguntas orientadoras e atividades em grupo. Além disso, a partir de uma votação é decidida a obra do próximo encontro. Em dezembro será montada uma exposição dos Cadernos de Leitura e produções dos participantes, avaliação do ano e reflexões sobre o impacto do clube com a entrega de certificados.
A bibliotecária, Júlia Borges, explica que “diante do cenário atual, em que o acesso à leitura compete com diversas formas de entretenimento digital, é fundamental criar oportunidades que promovam o prazer da leitura e seu impacto na formação dos jovens”.
Fotos Velaine Rodrigues