Meneguzzi Nenhum comentário

Segunda edição do Projeto Escadas da Quebrada será realizada no dia 3 de dezembro com entrega de praça comunitária no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. A praça receberá nome escolhido com a participação da comunidade, que será revelado na ocasião

** O texto foi publicado na íntegra como o que foi enviado pela Lato Sensu Assessoria de Comunicação.

** Créditos das fotos: Jéssica de Carli

O projeto Escadas da Quebrada, do Instituto SAMbA – conhecido por realizar ações de arte e cultura com impacto social, presidido pela arquiteta caxiense Jessica De Carli – entregará, no sábado, dia 3 de dezembro, uma praça comunitária no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. A data também é importante por marcar um ano de imersão do Instituto dentro da comunidade.

Na data, além da entrega da praça, serão realizadas oficinas de mosaico e de pintura, e o público poderá conferir apresentação musical do DJ Jara e do rapper e educador social caxiense Chiquinho Divilas, e roda de samba com o grupo Pura Curtição. Também será disponibilizado almoço para os voluntários, com patrocínio do Grupo Cardume, da Prolar Imobiliária.

A área, que fica em frente ao mural pintado pelo artista carioca Acme, foi requalificada com o intuito de transformá-la em um local de convivência para a comunidade. Com vista para o Estádio Francisco Stédile, conhecido como Centenário, a praça contará também com espaço de contemplação e horta comunitária para cultivo de temperos. O nome da praça será decidido pela própria comunidade: quem estiver no evento pela manhã poderá votar entre três opões elencadas pelos moradores: “Mirante do Beltrão”, “Praça Terezinha da Rosa” e “Laje da Quebrada”, e o resultado será anunciado às 14h.

Projeto Escadas da Quebrada: a primeira ação do projeto no bairro foi realizada em 4 de dezembro de 2021, com a pintura das escadarias ao lado do Estádio Centenário. Em 2022, diversas iniciativas deram sequência ao processo de colorir cada vez mais o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. No último mês de junho, o Muros da Quebrada reuniu grafiteiros de todo o Brasil, que fizeram intervenções artísticas em múltiplos pontos das vias da comunidade.

            O Escadas da Quebrada é uma realização do Instituto SAMbA, tem apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, da Metadados e da Prolar Imobiliária, além de apoio institucional do Vielas Espaço Cultural, do Sesc e do Grupo Cardume, e financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Caxias do Sul.

A saber: O Grupo Cardume, formado por 22 funcionários voluntários da Prolar Imobiliária, de Caxias do Sul, atua desde 2020 em ações sociais. Para o diretor estratégico da Prolar, Thiago Formolo Dalla Vecchia, a propósito do Cardume é o motor de geração de felicidade individual e coletiva, de ampliação de sentido altruísta e uma das ferramentas de desenvolvimento humano dentro da empresa. “O trabalho voluntário que realizamos é como treinar em uma academia de ginástica, mas ao invés de trabalhar bíceps, tríceps e peitorais, exercitamos nossos músculos da generosidade, do carinho e da compaixão. São estas virtudes que, fortalecidas em cada um, constroem seres humanos melhores em suas relações com a família, na profissão, na escola, na universidade e até entre vizinhos” – afirma.

Cronograma

09:00 – Recepção com café para os voluntários | Vielas Espaço Cultural

09:30 – Início das oficinas de mosaico e pintura |Praça em frente ao mural do ACME

11:00 – Apresentação musical do DJ Jara e Chiquinho Divilas | Vielas Espaço Cultural

12:00 – Almoço para voluntários e comunidade | Vielas Espaço Cultural

14:00 – Anúncio do nome da pracinha | Praça em frente ao mural do ACME

15:00 – Roda de samba com o Grupo Pura Curtição | Vielas Espaço Cultural

16:00 – Encerramento das atividades

Serviço

O que: 2ª edição do Projeto Escadas da Quebrada e entrega de praça comunitária

Quando: 3 de dezembro, sábado, das 9h às 16h.

Onde: Vielas Espaço Cultural |Rua Vinte de Setembro, 3459 | Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz | Caxias do Sul

Divulgação:

Lato Sensu Assessoria de Comunicação

(54)3214.2699 (54) 9.9998.9014

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *