Meneguzzi Nenhum comentário

O projeto de lei (PL) 123/2017, que institui a Semana Municipal da Fotografia deve ser votado em 15 dias na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Idealizado pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB e protocolado ainda em agosto deste ano, o projeto de lei (PL) 123/2017, que institui a Semana Municipal da Fotografia já recebeu parecer favorável e deve entrar na pauta de discussões na semana que vem. De acordo com o parlamentar, o evento é organizado por diversas entidades, desde 2008, mas não possui regulamentação. A iniciativa visa a firmar a sua realização anual, independente de qualquer administração que esteja à frente do Executivo.

O PL propõe que o evento aconteça anualmente, na segunda quinzena de agosto, tendo como integrante o dia 19 do mesmo mês, quando é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. “A Semana da Fotografia já existe, e a Secretaria Municipal da Cultura é a realizadora dessa programação, que conta com diversos parceiros, como a própria UCS, a FSG, o Clube do Fotógrafo e a Sala de Fotografia. No entanto, sem essa lei, a cada ano, é uma incógnita saber se vai acontecer ou não, se a Secretaria de Cultura e a Prefeitura abraçam ou não”, explicou Meneguzzi.

A Semana Municipal da Fotografia visa à valorização dos fotógrafos caxienses, bem como dos acervos fotográficos do município e a proximidade cultural dos cidadãos ao segmento. “Fotografia é história e comunicação ao mesmo tempo. Ao longo do tempo, a programação foi crescendo e ganhou uma expressão importantíssima. São exposições, cursos, oficinas, workshops, dentre outras atividades, sendo que a maioria possui acesso gratuito à população”, justificou.

Na sessão  do dia 10/08, o plenário recebeu a comissão de organização da 10ª Semana Municipal da Fotografia, que na ocasião fez a divulgação do evento e ressaltou a importância da regulamentação, em espaço de acordo de lideranças, na tribuna da Câmara. Naquele dia, a exposição do tema foi acompanhada por representantes do Museu Municipal, do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, bem como pela Secretaria Municipal da Cultura, representada pela coordenadora da unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho.

Além de expandir as fronteiras da fotografia na cidade, a Semana da Fotografia faz uma reflexão do passado da arte, em Caxias do Sul, ao relembrar e homenagear importantes nomes de fotógrafos caxienses, como Domingos Mancuso, Walter Brugger, Joel Jordani, Mauro de Blanco e Ulysses Geremia.

O projeto tem apoio da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e contou com a assinatura dos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza e Elói Frizzo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *