Meneguzzi Nenhum comentário

Os questionamentos, aprovados por unanimidade, são referentes ao atendimento da unidade

Obter informações sobre o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA Zona Norte é o objetivo do requerimento 12/2019, de autoria do vereador Alberto Meneguzzi (PSB). O documento foi aprovado por unanimidade, durante a sessão representativa desta terça-feira, 29 de janeiro.

Meneguzzi afirmou que é preciso fiscalizar o atendimento da UPA e, também, o contrato vigente com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que é responsável pela administração da Unidade. Segundo ele, o valor destinado à empresa mensalmente é de R$ 1,8 milhão.

Conforme o vereador, não está em cheque a relevância do atendimento para a população caxiense, em especial aos moradores da Zona Norte. Porém, acredita que é preciso acompanhar os processos da empresa e a utilização da verba pública. “É fundamental e importante, mas isso não quer dizer que não devemos fiscalizar esses recursos”, frisou.

A UPA Zona Norte foi inaugurada em 2017 e, de acordo com Meneguzzi, apresentou problemas desde o início. O parlamentar informou que, naquela época, recebeu denúncias de descumprimento do contrato, assédio aos servidores do local, descumprimento de acordos coletivos, quarteirização de atendimentos, falta de insumos básicos, linhas telefônicas sem funcionamento, entre outros.

Destacou a situação de uma única ambulância disponível na UPA, utilizada de 2017 até o presente momento, que não comporta a maca da Unidade em seu interior, inviabilizando os atendimentos. O vereador Renato Oliveira (PCdoB), relembrou o grande tempo de espera dos pacientes que, segundo ele, pode variar de quatro a 12 horas. “É corriqueiro esse tempo que as pessoas ficam aguardando para o atendimento ali na UPA”, afirmou.

Conforme Lei Orgânica, o Executivo tem 30 dias para responder às questões do requerimento. Elas abrangem: número de atendimentos realizados pela UPA entre 2017 e 2019 (com detalhamento mensal); providências tomadas em relação às reclamações de usuários do serviço; ações da Comissão de Fiscalização da Unidade; quadro de funcionários; organização de plantões; e frequência de pagamento da folha aos funcionários.

 

 

 

Requerimento 12/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB SIM

ALBERTO MENEGUZZI PSB SIM

ALCEU THOMÉ PTB NÃO VOTOU

ARLINDO BANDEIRA PP SIM

KIKO GIRARDI PSD SIM

DENISE PESSÔA PT SIM

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB NÃO VOTOU

EDIO ELÓI FRIZZO PSB AUSENTE

EDSON DA ROSA MDB SIM

FELIPE GREMELMAIER MDB NÃO VOTOU

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB PRESENTE

CHICO GUERRA PRB AUSENTE

GLADIS FRIZZO MDB SIM

GUSTAVO TOIGO PDT AUSENTE

NERI, O CARTEIRO SD SIM

PAULA IORIS PSDB SIM

PAULO FERNANDO PERICO MDB AUSENTE

RAFAEL BUENO PDT AUSENTE

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR SIM

RENATO OLIVEIRA PCDOB SIM

RICARDO DANELUZ PDT SIM

RODRIGO BELTRÃO PT AUSENTE

VELOCINO UEZ PDT SIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *