Meneguzzi Nenhum comentário

O programa Acredita apresentado na Rádio Caxias 93,5 FM de Caxias do Sul deste domingo, entrevistou o Padre Julio Lancellotti. Conhecido como “Padre Rebelde”, ele foi notícia recente por marretar, literalmente, a arquitetura que ele considera hostil de São Paulo. Sua iniciativa fez com que outros grupos se organizassem para derrubar instalações antipessoas em situação de rua em outras cidades.

Coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo e pároco da Igreja São Miguel Arcanjo na Mooca, bairro da zona leste da cidade, Padre Júlio é referência nacional na luta pelos direitos humanos. Atuou durante toda sua vida ao lado de refugiados, da população LGBTQIA+, dos portadores de HIV e da população carcerária. Recentemente, ganhou destaque midiático pelo seu trabalho com as pessoas em situação de rua na capital paulista.

Padre Júlio segue a Teologia da Libertação. Libertador em sua essência, o movimento defende que, para viver o Evangelho de Cristo, é preciso estar ao lado dos oprimidos e lutar em conjunto pelos seus direitos.

Contudo, lutar ao lado das pessoas em vulnerabilidade social cobra um preço alto. Padre Júlio foi alvo de ameaças muitas vezes. Sobre isso, o Padre Julio disse ao jornalista Alberto Meneguzzi:

” Quem está ao lado dos fracos vai ser fraco, quem está do lado dos ofendidos será ofendido, quem está no lado dos humilhados será humilhado, quem está do lado dos agredidos será agredido. Isso faz parte da caminhada”.

Padre Júlio também mostrou preocupação como o aumento no número de pessoas em situação de rua nos grandes centros como São Paulo, Porto Alegre e citou até Caxias do Sul: ” o aumento é galopante. No Brasil, há um aumento generalizado da população de rua. Só em São Paulo, o aumento foi mais de 30%, segundo os dados oficiais, chegando a 32 mil pessoas,”

Assista na íntegra a bênção e a entrevista concedida pelo Padre Julio Lancellotti aos jornalistas Alberto Meneguzzi e Margô Segat no programa Acredita, apresentado aos domingos na Rádio Caxias 93,5 FM de Caxias do Sul – RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.