Meneguzzi Nenhum comentário

Entidade pediu o apoio da Câmara em projetos de educação cidadã

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), esteve reunido com o diretor da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EfaSerra), Israel Matté e com três estudantes da instituição, na tarde desta terça-feira, 24 de abril. Na visita institucional, Matté agradeceu o apoio da Câmara e o prestígio de Meneguzzi nas atividades da entidade.
Além disso, a comitiva da EfaSerra pediu o apoio do Parlamento para a realização de projetos focados na educação cidadã.

Na oportunidade, Meneguzzi colocou a Casa à disposição para receber os estudantes em programas como Câmara Convida e Visitas Guiadas. Também foi ventilada a sugestão de que o prédio Legislativo sedie uma exposição com os trabalhos dos alunos.
A EfaSerra, que desenvolve o ensino médio e a formação técnica agrícola de forma paralela está localizada na Terceira Légua, em Caxias.

A instituição é mantida por uma associação de pais, entidades do setor primário, sindicatos e cooperativas que apostam numa nova forma de ensino: a pedagogia da alternância. Nesse modelo de ensino, os jovens ficam uma semana na escola e ali desenvolvem suas atividades e na outra voltam às suas comunidades para desenvolver as práticas e aprendizados em suas propriedades.

De acordo com a direção da Escola, numa média regional, cerca de 70% dos jovens formados por entidades que trabalham com essa pedagogia permanecem no campo. Na EfaSerra o percentual é ainda maior, chegando a quase 100%.

A maior demanda da EfaSerra, no entanto, é a falta de incentivo do poder público caxiense. De acordo com Matté, desde 2015, quando se instalou no município, a entidade nunca recebeu repasses do município. “Lá, eles precisam de alguns caminhões de terra nos canteiros para aplicar as técnicas de plantio e nem isso conseguem da subprefeitura de Galópolis”, comenta Meneguzzi.

Em visita ao governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), em fevereiro deste ano, Meneguzzi pediu ao governador a doação do terreno da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Fazenda Souza, para servir como sede da EfaSerra.

Desde o início do seu mandato, Meneguzzi, tem buscado formas de viabilizar um convênio entre o poder público caxiense e a entidade. “Eles fazem algo precioso: educam e profissionalizam. É esse modelo de educação que eu defendo e sei que a maioria dos vereadores também”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *