Meneguzzi Nenhum comentário

Desde o início de 2017, o vereador indica constantemente a ação como meio para minimizar sofrimento dos caxienses

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) aproveitou a solenidade realizada no Legislativo na noite da última quinta-feira, 14 de junho, para reforçar ao novo secretário da Saúde de Caxias do Sul, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, a importância da realização de um mutirão de saúde para reduzir as filas de espera para consultas especializadas e cirurgias. Desde o início de seu mandato, em 2017, o parlamentar tem indicado constantemente a ação como meio para minimizar o sofrimento dos caxienses.

De acordo com Meneguzzi, que já encaminhou cinco documentos à Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa diminuiria a espera de mais de 4.450 pacientes que aguardam cirurgias eletivas, isto é, não urgentes, e centenas de pessoas que aguardam para consultas especializadas e/ou exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O vereador contesta o argumento do Executivo de que não existe possibilidade para a sua realização e pediu a Júnior que dê um olhar especial à demanda. O responsável pela pasta concordou que algo precisa ser feito.

Ainda em janeiro de 2017, quando integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara, Meneguzzi e os demais vereadores do grupo sugeriram ao então secretário da Saúde, Darcy Ribeiro Pinto Filho a realização de um grande mutirão que reduzisse as consultas represadas, os exames e procedimentos cirúrgicos. A resposta foi negativa, pois de acordo com Pinto Filho, a pasta precisaria passar por reestruturação.

Percebendo o número de pessoas que procuravam o seu gabinete, Meneguzzi encaminhou indicação ao prefeito Daniel Guerra (PRB) e à Secretaria, onde sugeria a realização da iniciativa e citava como exemplo o mutirão realizado pelo município de Canoas, que em um final de semana realizou mais de 12.000 atendimentos. Sem respostas, repetiu a entrega do documento em 13 de abril.

Apesar da realização de um mutirão odontológico e da promessa da secretária de Saúde, Deysi Piovesan, que a execução da sugestão de Meneguzzi estava sendo planejada, em julho de 2017 e a mesma fala ter sido feita pelo próprio prefeito, em entrevista à imprensa, nada aconteceu. Nesse sentido, o vereador encaminhou pela quarta vez, indicação na qual referendava que a medida reduziria o sofrimento de muitos caxienses.

Conforme Meneguzzi, a troca de secretário pode dar um novo olhar para a situação da saúde caxiense e, por isso, é necessário indicar e sugerir novamente a realização do mutirão. Em todos os documentos encaminhados, o vereador citava a necessidade de evoluir na negociação de parcerias com as clínicas e hospitais de Caxias do Sul. “Há um ano e meio estou indicando isso, mas reduzir a fila não foi prioridade até então. Vamos aguardar e cobrar para ver se agora anda”, completa.

Meneguzzi também encaminhou a demanda à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, presidida pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), para que apresente formalmente a solicitação ao novo secretário.

 

Confere as indicações feitas por Meneguzzi sobre a necessidade da realização de um mutirão de saúde em Caxias do Sul

Indicações sobre anecessidade de ummutirão de saúde (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *