Dirigentes da instituição expuseram falta de reajuste da tabela do SUS
A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta segunda-feira, 26 de fevereiro, a visita da diretoria do Hospital Pompéia (HP). A comitiva, comandada pelo superintendente-geral da entidade, Francisco Ferrer, foi recebida pelo presidente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi (PSB). Também participaram do encontro o diretor de planejamento, Gilberto Uebel, o superintendente financeiro, Ivanor Arcari, e a superintendente administrativa, Daniele Meneguzzi.
O encontro, de caráter institucional, serviu para a troca de informações sobre a situação financeira e dos atendimentos do HP. De acordo com Ferrer, a maior preocupação se deve ao encerramento do convênio de subvenção da Prefeitura com o hospital, que se expira no final de março. Os dirigentes temem que a instabilidade política do município possa burocratizar a renovação. Segundo eles, desde a reta final da administração do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (2013-2016), o contrato, de R$ 1,7 milhão mensais, não recebe qualquer reajuste.
Outra demanda levantada é a falta de reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que está defasada há mais de uma década. No entanto, conforme os diretores da instituição, o HP se mantém equilibrado. Ferrer informou que 82% da demanda pública é atendida, enquanto que o seu convênio prevê 60%.
A comitiva convidou o Legislativo para a primeira reunião do programa “Visita Monitorada ao Hospital Pompéia”, que será realizada no final do mês de março. A iniciativa tem o objetivo de mostrar as instalações, os números e a realidade do órgão. Na primeira edição, além da Câmara, serão chamados membros do Executivo e do Judiciário.
Meneguzzi comentou que irá sugerir ao presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Renato Oliveira, que convide os representantes dos hospitais que recebem recursos públicos para o estabelecimento de pautas comuns. Ao término do encontro, os dirigentes do Hospital Pompéia foram presenteados com o livro “Democracia, Memória e Cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul”, organizado pelos jornalistas Fábio Rausch e Paulo Cancian e pelo historiador Eduardo Reis.