Ação do presidente do Legislativo visa estreitar laços entre a comunidade e a Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), esteve reunido, na manhã desta quarta-feira, 03 de janeiro, com o movimento comunitário. No início da manhã, ele foi até a União das Associações de Bairros (UAB), onde conversou com o presidente da entidade, Valdir Walter e com o diretor executivo, Sérgio Campos. Este foi o primeiro encontro institucional do novo presidente, fora do Paço Municipal, um dia depois da posse.
Entre as pautas da visita institucional estiveram sugestões para aproximar e estreitar laços entre os comunitaristas e o Legislativo caxiense. Uma das propostas é dar novo formato ao programa Câmara vai aos Bairros, que segundo Meneguzzi não consegue cumprir seu papel plenamente. “O que acontece é que as lideranças comunitárias trazem as demandas ao Legislativo, mas acaba ficando tudo muito confuso, até porque não são os vereadores os responsáveis pelas melhorias nas ruas e localidades. Precisamos então, achar um novo formato e um jeito de dar mais efetividade ao programa”, justifica o presidente.
Valdir Walter, por sua vez, agradeceu a visita e destacou a abertura da Câmara ao diálogo com os comunitaristas ao longo dos anos, evidenciada pelo ato de Meneguzzi. Também foi pautada a necessidade de que o Município, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), faça um ciclo de palestras e ações educativas nas escolas e em locais como igrejas e associações, sobretudo nas periferias, para a conscientização da separação correta do lixo, bem como a sua destinação.
“A Câmara está à disposição e, por isso, peço que vocês comunitaristas nos ajudem a reformular o Câmara vai aos Bairros, sobretudo para que o Legislativo continue mediando as soluções, mas com eficiência. E além disso, queremos estudar, junto com a UAB, a incorporação do movimento comunitário na programação da TV Câmara e demais redes sociais que temos à disposição”, salientou Meneguzzi durante o encontro.
Saindo da UAB, o presidente visitou o coordenador do Sine Caxias do Sul, Max Mota Rodrigues. Alberto Meneguzzi colocou a estrutura da Câmara à disposição para a realização de formações, cursos e capacitações. Além disso, reafirmou a intenção de que o Legislativo contribua com a divulgação das vagas de emprego disponíveis na agência do Serviço, nas páginas da internet.