Meneguzzi Nenhum comentário

Presidente do Legislativo destaca que o evento é uma das mais belas oportunidades de fortalecer o senso crítico dos caxienses

O Legislativo caxiense prestigiou, na noite da sexta-feira, 28 de setembro, a solenidade de abertura da 34ª Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri. O presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi (PSB) pôde sentir a emoção da patrona, Rejane Romani Rech, encarregada do tradicional toque da sineta, que marca o início oficial da festa literária. A noite foi embalada ainda pelo ritmo do grupo caxiense Yangos.

De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, mais de 400 pessoas participaram do ato. Neste ano, o tema proposto para o maior evento literário da serra gaúcha é “Ler para ser”. Deste sábado, 29 de setembro, até o dia 14 de outubro, diversas atividades culturais estão programadas para os dois palcos instalados na Praça, além de lounges para leitura, espaços para sessões de autógrafos e café. Espaços externos, como a Casa da Cultura e a sede social do Recreio da Juventude, também receberão bate-papos e oficinas.

Na oportunidade, Meneguzzi encontrou a patrona da 34ª Feira do Livro, Rejane Romani Rech. Ele colocou o Legislativo à disposição do evento e da organização, composta pelo Executivo e pela Associação Caxiense de Livreiros (Alca). A amiga do livro, nesta edição, é a professora Magda Regina Corsetti Torresini.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, o Legislativo realizou a 3ª Semana Municipal da Leitura. A programação contou com uma série de bate-papos, painéis e gravações de programas especiais, integrando as Pré-Feira do Livro 2018. A TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) vai realizar uma cobertura especial durante o evento, além de produzir e gravar programas especiais diretamente da Praça Dante Alighieri. Entre eles: Café com Letras, Roda de Saberes e o painel Cidadania.

Para Meneguzzi que, depois da solenidade, visitou algumas bancas e conversou com os livreiros, a Feira do Livro representa a oportunidade de reaproximar e apaixonar crianças, jovens, adultos e idosos da leitura. “Somente a partir da leitura é que adquirimos senso crítico. Aqui é uma festa literária. Eu, como leitor e escritor, acredito que ler, de fato, nos ajuda a ser mais criativos e humanos”, avaliou.

O vereador líder de governo, Chico Guerra/PRB também acompanhou a solenidade. A programação da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul é inteiramente gratuita e pode ser consultada no site www.feiradolivrocaxias.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *