Meneguzzi Nenhum comentário

Parlamentar comemorou medida da Petrobras que aumenta a previsibilidade dos reajustes

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB), que divulga semanalmente levantamentos nos quais são analisadas as oscilações dos preços dos combustíveis nas bombas das revendas caxienses, comemorou a medida da Petrobras, anunciada nesta sexta-feira, 06 de setembro, para aumentar a previsibilidade dos reajustes. O parlamentar considera urgente uma ação para conter o aumentos no valor da gasolina.

Em formulário encaminhado à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em junho, durante consulta pública da entidade sobre a política de preços da Petrobras, Meneguzzi sugeriu revisão das medidas para que existisse, de fato, uma maior previsibilidade sobre os preços, como o governo federal se viu obrigado a implantar a partir da greve dos caminhoneiros com o óleo diesel.

Findada a consulta pública, a ANP encaminhou as contribuições à Petrobras, que pressionada, aprovou o uso de um mecanismo financeiro adicional à política de preços, a qual dá a opção de aumentar os períodos de estabilidade no preço da gasolina. Em miúdos: mesmo atuando em paridade com o mercado internacional, serão respeitados intervalos de até 15 dias para nova revisão.

Para Meneguzzi, a mudança representa um avanço na defesa dos direitos do consumidor, porque permitirá também fiscalizar os preços abusivos que chegam às bombas, bem como as propagandas enganosas. “Nosso gabinete continuará fiscalizando a oscilação semanal e, no aplicativo Acredita, também dispomos de espaço para receber denúncias. O cidadão precisa ser respeitado e, de forma urgente, precisamos conter esses aumentos”, ressaltou.

Meneguzzi é autor do Projeto de Lei Complementar 16/2017, que obriga os postos a divulgarem, com 36h de antecedência, os percentuais e valores a serem majorados ou reduzidos. A medida visa, sobretudo, respeito aos consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *