Meneguzzi Nenhum comentário

Documento foi assinado em reunião com o vereador e o deputado Elton Weber, na manhã desta quinta-feira

A cidade de Caxias do Sul manifestou interesse em aderir à Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A posição foi confirmada mediante assinatura de documento na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O encontro foi articulado pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) e teve a presença do proponente inicial da matéria, o deputado estadual Elton Weber (PSB), da representante do Executivo, a secretária de Turismo, Renata Carraro e do presidente da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva/Serra), Maurício Ferreira.

Esse foi o terceiro encontro promovido pelo parlamentar, com a intenção de favorecer o mercado cervejeiro artesanal, neste ano de 2018. No final de janeiro, Meneguzzi se reuniu com lideranças do setor e produtores da bebida, além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR). Em 19 de fevereiro, liderou comitiva num encontro com o prefeito Daniel Guerra (PRB), tendo em vista que a manifestação oficial de intenção para aderir ao projeto deve partir do Executivo.

O prefeito Guerra enviou documento assinado, endereçado ao governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), onde solicitava a inclusão de Caxias do Sul no roteiro. O documento também recebeu a assinatura de Meneguzzi e do presidente da entidade de classe, Ivanir Gasparin. O deputado Elton Weber será o interlocutor entre o governo do RS, a Assembleia Legislativa e as entidades caxienses.

Caxias do Sul conta, atualmente, com 14 cervejarias artesanais e um mercado em plena expansão. Além disso, são mais de 100 produtores caseiros de cerveja, os conhecidos “paneleiros” e que são representados pela Cervaserra, a qual é presidida por Pedro Hoffmann, que também esteve presente na reunião.

Atualmente, 22 cidades gaúchas integram o roteiro, que tem viés turístico e visa facilitar o acesso dos cervejeiros às políticas de desenvolvimento do setor. “A manifestação de interesse de Caxias do Sul é um passo muito importante para o desenvolvimento do setor, do turismo e da economia local. Agora, vamos criar e dar todas as condições para que isso aconteça”, comemora Meneguzzi.

Na próxima terça-feira, 15 de maio, a Aprocerva/Serra terá espaço de cinco minutos, em acordo de líderes das bancadas, na Sessão Ordinária do Legislativo. A Câmara estuda ainda a realização do programa Visitas Legislativas no roteiro das 14 cervejarias caxienses.

3183_001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *