Meneguzzi Nenhum comentário

Reunião da Comissão de Avaliação de Documentos deliberou pela extinção gradativa do papel

A Comissão de Avaliação de Documentos da Câmara Municipal de Caxias do Sul irá se reunir na próxima segunda-feira, 02 de julho, a partir das 09h30, com a secretária municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, e com a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Amarilda Bortolotto. O encontro foi solicitado pelo presidente do Legislativo, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), para alinhar um convênio entre o Parlamento e o Executivo, com a finalidade de estabelecer descartar e destruir documentos e fitas VHS, após a sua completa digitalização.

Instituída pela Resolução de Mesa 618/A, de 21 de novembro de 2012, a Comissão foi reativada neste ano, e visa a extinção gradativa do papel na Câmara. Atualmente, o grupo formado por cinco servidores, está desenvolvendo estudos de viabilidade para a digitalização de documentos da Casa.

O grupo tem por função elaborar, revisar e aplicar o plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos do Legislativo caxiense. Além disso, deve indicar ações para padronizar a produção documental, de acordo com as técnicas legais e propor políticas de difusão e acesso às informações contidas no acervo institucional.

De acordo com o presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi (PSB), a iniciativa tem como objetivo deixar um legado para as próximas administrações, além de contribuir para a questão da sustentabilidade. “Na primeira reunião foi levantado o tema do descarte desses documentos que têm mais de duas décadas. Por isso, o grupo está viabilizando a tabela da temporalidade de guarda e a presidência está fazendo os contatos burocráticos para que tudo seja feito dentro da legalidade e das normas ambientais”, comenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *