Meneguzzi Nenhum comentário

Parlamentar intermediou reunião de grupo de trabalho sobre pesquisa para a produção de lúpulo na região

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB intermediou, na manhã desta sexta-feira (19), uma reunião com o objetivo de articular uma parceria que visa o desenvolvimento do setor cervejeiro artesanal de Caxias do Sul e região da Serra, na sede da antiga Fepagro, atual Centro de Pesquisa Celeste Gobatto, em Fazenda Souza. Participaram do encontro, a coordenadora regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Lucimar Rodrigues; o presidente da Associação dos Produtores de Cervejas Artesanais (Aprocerva) e coordenador do APL de Alimentos e Bebidas de Caxias, Emilio Kunz; o pesquisador Alexander Cenci; e o produtor de lúpulo, Gustavo Saccaro Laurindo.

A finalidade foi discutir a possibilidade de uma parceria entre a Fepagro e a Aprocerva, no sentido de desenvolver a produção de lúpulo, em Caxias. Isso porque a matéria-prima essencial para a produção das cervejas é importada pelos empreendedores. Na visita realizada ao atual centro de Pesquisas, no dia 3 de junho, Meneguzzi ficou sabendo de um estudo realizado pelos dois pesquisadores, que servirá de base para a proposição de um convênio entre o governo do Estado a República Tcheca para troca de tecnologia para a produção do lúpulo.

A reunião serviu para fazer um diagnóstico da situação. Ficou definido que o tema será discutido na APL. Além disso, definiram a inclusão dos integrantes da Cerva Serra, conhecidos como “paneleiros”, e de pesquisadores de Vacaria e Veranópolis, no grupo de trabalho.

Meneguzzi acredita que a inclusão de novos integrantes ao processo, entre eles, os setores políticos, deverá agilizar o processo de desenvolvimento do setor. “Abrir mais pontes e alternativas, não só para a produção de lúpulo, mas também, uma identidade para o ramo cervejeiro da Serra. Este grupo vai se inserir em iniciativas que já existem, como o APL, e vamos discutindo as potencialidades do setor, procurando ampliar caminhos e abrir horizontes pra a cerveja artesanal produzida aqui na nossa região”, ressalta.

Para o pesquisador Alexsander Cenci, as reuniões revelam novas possibilidades para discutir os investimentos na área. “Ações de pesquisa, estudos de mercado, a organização desta nova cadeia produtiva da região, associada com o turismo. No centro, podemos implantar desde a pesquisa experimental de lúpulo quanto o apoio laboratorial para análise destas demandas”, destaca.

Desde 2017, Alberto Meneguzzi desenvolve ações para o desenvolvimento das cervejarias artesanais na região da Serra. O parlamentar foi o articulador do projeto de autoria do deputado estadual Elton Weber/PSB, que incluiu Caxias do Sul e Farroupilha na Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, no ano passado.

Ouça a notícia em podcast

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *