Meneguzzi Nenhum comentário

Dispositivo instalado junto à garrafa de água do desportista emite som que interfere no sinal da emissora num raio de 30 metros

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) foi à tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul na sessão desta quinta-feira, 21 de fevereiro, para apresentar o Safety Bike Radio, ferramenta que possibilita que os motoristas sejam avisados pelo rádio do veículo sobre a presença de ciclistas nas vias. O parlamentar relatou que a idealizadora foi a rádio 98FM, de Belo Horizonte, em Minas e que foi procurado pelos desportistas para buscar parcerias junto às emissoras caxienses para viabilizar o uso.

A ferramenta consiste num dispositivo eletrônico instalado junto à garrafinha de água do desportista, que emite som capaz de interferir no sinal da emissora num raio de 30 metros dos ciclistas e avisar o motorista da presença de bicicletas nas proximidades. Meneguzzi apresentou dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) que dão conta de 11 ciclistas mortos por atropelamento desde 2007, em Caxias. Nesse período, foram 170 óbitos de pessoas atropeladas.

Meneguzzi irá apresentar a proposta às emissoras de rádio FM de Caxias do Sul e também ao TecnoUCS, com a intenção de desenvolver dispositivo semelhante para os corredores. “Os ciclistas querem algo que dê a eles segurança e seria uma possibilidade realmente de segurança. E as nossas emissoras de rádio aqui de Caxias do Sul, elas tem uma abrangência regional”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *