Encontro esclareceu as medidas que serão adotadas para a manutenção da ordem e da democracia
O presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi (PSB), se reuniu, na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, com integrantes dos grupos que frequentam o plenário da Casa, para tratar sobre as medidas de segurança a serem implementadas no prédio. O primeiro encontro foi com os Patriotas de Plantão e os membros do grupo Por Uma Caxias Sem Mentiras, que protocolaram documento pedindo ampliação da proteção e do sistema de vigilância.
Meneguzzi também esteve reunido com representantes da Farmácia do Ipam, do Pronto Atendimento 24h e do Conselho de Política Cultural. Os encontros foram convocados pela Câmara, com a intenção de democratizar a informação e garantir a todos o livre acesso ao Legislativo e o respeito às diferentes manifestações. Em ambas as audiências, o presidente expôs o andamento de ações que estão em estudo pela direção-geral da Câmara para a melhoria da segurança do prédio, como a colocação de detectores de metal e o cadastramento obrigatório para acesso às instalações.
Antes disso, no entanto, ouviu as demandas dos dois grupos, um que defende a administração municipal e outro que promove manifestações contrárias ao prefeito. É comum às partes o pedido por respeito, seja dos manifestantes de pensamento oposto, seja dos próprios parlamentares. Meneguzzi pontuou que será aumentado, gradativamente, o controle de acesso de cartazes e objetos na plateia, com o aumento de efetivo da empresa responsável pela vigilância. Outra medida será a instalação de câmeras de vigilância no plenário.

Meneguzzi também recebeu a comunidade que protesta contra as ações de Daniel Guerra – Foto Felipe Padilha
Houve o pedido de que não seja cerceado o poder de manifestação dos grupos e a contraposição, por parte do Legislativo, de que a democracia será observada, desde que não aconteçam abusos ou desrespeito a quem estiver se pronunciando, no caso dos vereadores. Ao final de cada uma das reuniões, o presidente da Câmara pediu que os ânimos sejam apaziguados nas redes sociais e que os grupos sirvam para promover a consciência política e não o ódio e a rivalidade.
O presidente Meneguzzi citou o Regimento Interno da Câmara como fonte para todas as ações tomadas pela Mesa Diretora durante as plenárias. Foi enfático ao dizer que será enérgico nas sanções, caso aconteçam abusos de qualquer parte. “É muito importante nós ouvirmos o que a sociedade quer, mas também pontuarmos o que precisa mudar de quem vem de fora. Há algum tempo estamos estudando o que é melhor para a segurança da Casa, mas tudo isso precisa ser licitado e implantado dentro da legalidade. Enquanto isso, contamos com a compreensão de todos”, finalizou.
O líder de governo, vereador Chico Guerra (PRB), participou do encontro com os Patriotas de Plantão e o grupo Uma Caxias Sem Mentiras.