Convocada por Meneguzzi, a reunião teve a presença do Ministério Público Federal
A Câmara Municipal mediou, na tarde desta terça-feira (06/02), uma reunião de diálogo entre a gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Caxias do Sul, e a comissão de candidatos aprovados em concurso, pelo edital de 2016. O encontro, convocado pelo presidente do Legislativo, vereador Alberto Meneguzzi, contou com a presença do responsável pelo serviço na Serra Gaúcha, Cristiano Koch, e o procurador da República, Fabiano de Moraes.
De acordo com Meneguzzi, a necessidade do encontro se deu a partir da dificuldade histórica, no atendimento aos cidadãos que procuram a agência caxiense do INSS, para encaminhar aposentadoria. Em 2017, os agendamentos ultrapassavam os 180 dias de espera. Koch expôs o déficit do número de servidores, tendo em vista a demanda de trabalho, a quantidade de colaboradores que se exoneram, aposentam ou pedem relotação. Para Koch, seria necessária a nomeação de novos concursados, o que não está acontecendo por opção do governo federal.
Os candidatos falaram sobre a apreensão quanto à validade do edital, que se encerra em 5 de agosto de 2018. Os aprovados entendem a necessidade de nomeação, que não é feita por opção política, para justificar uma possível terceirização do serviço. O representante do Ministério Público Federal, Fabiano de Moraes, explicou a função fiscalizatória do órgão, que não tem poder direto sobre o certame, pois os três cargos previstos foram nomeados em dezembro de 2017.
O presidente esclarece que o Legislativo tem a intenção de facilitar o diálogo entre as partes, justamente por entender a necessidade de novos servidores, para a gerência do INSS de Caxias do Sul, e dar clareza à situação real do atendimento. “Com isso, as ações junto ao Ministério do Planejamento e à própria Presidência do Instituto se tornam mais claras, tanto para os gestores quanto para a comissão”, salientou Meneguzzi.