Meneguzzi Nenhum comentário

Projeto da Zona Norte de Caxias do Sul teve mais de 300 pessoas envolvidas, 20 oficinas e mil mudas plantadas

  • Fotos : Margô Segat

Foi com um café da manhã, preparado a partir das Oficinas de Gastronomia, que iniciou o evento de apresentação dos resultados, aprendizados e impactos gerados ao longo da realização do projeto “Jardins Criativos”, da fotógrafa Liliane Giordano – Sala de Fotografia, aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro, nesta quinta-feira (27), no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – SCFV, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul – RS. Na ocasião, foi realizado o Seminário de Sustentabilidade, Inovação Social e Cidades Inteligentes com a participação da equipe envolvida no projeto, a qual compartilhou com o público a experiência na execução prática das ações unindo arte, educação, cultura, meio ambiente e inovação social.

Lançada em março, a iniciativa atuou na criação de um jardim sustentável, pedagógico e colaborativo no Centro Murialdo, articulando imagem, natureza, imaginação e inovação social como instrumento de transformação coletiva. Em sua apresentação, Liliane informou que o projeto teve 300 pessoas envolvidas diretamente, 230 crianças e adolescentes, 80 voluntários no grupo de WhatsApp, 20 oficinas para crianças e adolescentes, um jardim/horta comunitária, um mural de arte urbana, 80 espécies e a plantação de mil mudas, mil sementes e 20 árvores. A fotógrafa trouxe reflexões sobre os desafios encontrados ao longo do ano como o protagonismo comunitário, a escuta qualificada, a cultura de participação, os recursos financeiros, a necessidade de repensar a infraestrutura urbana, a estética como ferramenta de transformação social, a falta de acesso à informação, leis de incentivo e a carência de articulação entre ecossistema educativo e representativo com pessoas, empresas e instituições.

O seminário teve ainda a participação online de Emerson Lima e Felipe Borges, os responsáveis pela concepção do graffiti que foi pintado no espaço Murialdo, bem como pelas Oficinas de Graffiti; Daniel Reolon, que comandou as Oficinas de Permacultura e Compostagem; da nutricionista Patricia Amoretti, responsável pelas Oficinas de Gastronomia e da própria Liliane Giordano, ministrante das Oficinas de Fotografia.  De volta a Caxias do Sul, o artista francês, Jean Paul Ganem, que desenhou o jardim para o Murialdo, mostrou seus trabalhos e conceitos de “Land Art e Meio Ambiente” e sua experiência pelo mundo e no Brasil. Por fim, Mozart Mesquita, da ONG Dia da Terra de São Paulo, apresentou o case de um projeto que trouxe transformação para uma área de São Paulo.  

O ponto alto do evento foi a visita guiada ao jardim, onde o público pôde conferir de perto o que foi plantado e está crescendo, inclusive com algumas variedades já prontas para a colheita. Além disso, os participantes puderam conferir o II Varal Jardins Criativos, elaborado pelas crianças que integram o projeto, e o mural de arte urbana que deu mais vida e cor para a entidade e a comunidade do bairro Santa Fé.

O projeto “Jardins Criativos” é uma realização da Sala de Fotografia, com a co-criação do Dia da Terra.org, a produção cultural da Lynch Gestão Cultural, o apoio da Ação Social Murialdo Santa Fé e o financiamento do Programa RS Seguro COMunidade – Edital Territórios Criativos Intervenções Artísticas Urbanas por meio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria da Cultura/SEDAC.

Deixe um comentário