Meneguzzi Nenhum comentário

Documento está em tramitação na Casa Civil gaúcha e será encaminhado à Assembleia

A iniciativa do vereador Alberto Meneguzzi (PSB) para a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul recebeu parecer favorável do governo do Estado. O pedido, protocolado em 14 de maio na Secretaria da Casa Civil, foi encaminhado ao gabinete do governador José Ivo Sartori (MDB). A partir daí, houve a designação para que a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer se pronunciasse sobre a viabilidade.

O pedido foi assinado por Meneguzzi, que é presidente do Legislativo municipal, pelo prefeito, Daniel Guerra (PRB), com a anuência do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Ivanir Gasparin. O ato que confirmou o interesse na adesão aconteceu em 10 de maio, durante encontro com representantes do setor cervejeiro de Caxias do Sul. A reunião foi a terceira movimentação promovida por Meneguzzi, com a intenção de favorecer o mercado da bebida artesanal, neste ano de 2018 e contou com a presença do proponente da matéria, deputado Elton Weber (PSB).

No final de janeiro, Meneguzzi se reuniu com lideranças do setor e produtores da bebida, além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR). Em 19 de fevereiro, o vereador liderou comitiva num encontro com o prefeito Daniel Guerra (PRB), tendo em vista que a manifestação oficial de intenção para aderir ao projeto deveria partir do Executivo.

Caxias do Sul conta, atualmente, com 12 cervejarias artesanais, que fazem parte da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva/Serra), sendo que a cidade conta com 24 empresas do setor, além de um mercado em plena expansão. Ademais, são mais de 100 produtores caseiros de cerveja, os conhecidos “paneleiros” e que são representados pela Cervaserra.

Atualmente, 22 cidades gaúchas integram o roteiro, que tem viés turístico e visa facilitar o acesso dos cervejeiros às políticas de desenvolvimento do setor. De acordo com Meneguzzi, o parecer favorável é importante e representa mais um passo no processo cujo desfecho se dará após o encaminhamento à Assembleia Legislativa. “Temos que comemorar esse novo passo, que é a anuência do Executivo estadual. Iremos mobilizar a Secretaria de Turismo de Caxias, para que sejam promovidos encontros e ações preparatórias, antecipando a formalização legal”, revela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *