Reunião solicitada pelo representante da prefeitura abordou novo projeto que será protocolado na Casa
O presidente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), recebeu na tarde da quarta-feira, 25 de abril, a visita institucional do secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto. Durante o encontro, que foi solicitado pelo representante do poder Executivo, ambos trataram sobre diversos assuntos, como necessidade de reformas na estrutura da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, a Orquestra de Sopros e as adequações da Lei do Financiarte.
Meneguzzi apresentou a Silva Neto a necessidade de que o Executivo repense a escala de abertura de museus aos finais de semana. Para o presidente da Câmara, além de dificultar o acesso dos caxienses aos espaços culturais e de formação cidadã, a ação retira Caxias do Sul da rota de interesse turístico das agências de viagens que trabalham com roteiros na Serra.
Ainda nessa linha, o parlamentar pediu que as secretarias municipais da Cultura e do Turismo se debrucem sobre um projeto que permita visitação à Igreja São Pelegrino, dificultada pela falta de seguranças após o cancelamento de convênio, por parte da prefeitura, entre o Executivo e a paróquia. “O principal ponto turístico de Caxias estava fechado nu último sábado, dia 21 de abril, quando chegavam turistas. É inadmissível. Cultura e Turismo precisam trabalhar juntas e pensar num projeto que não seja só para ver as pinturas, mas algo que chame, que cative as pessoas para um espaço que é nosso”, completou.
A Orquestra Municipal de Sopros também foi tema da reunião. Silva Neto explicou o funcionamento da estrutura do grupo. Meneguzzi, por sua vez, contrapôs que existem demandas dos músicos que não são atendidas, como o reajuste dos valores dos jetons, pagos a cada profissional. O parlamentar ponderou que a Secretaria tem promovido poucas apresentações e Concertos Didáticos, se comparado à qualificação dos instrumentistas.
Por fim, o secretário expôs o projeto que deve chegar à Casa no final do maio e que fará adequações na lei do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte). Na oportunidade, Silva Neto falou sobre a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo, sobretudo em temas que acirram os ânimos e que necessitam de debate conjunto.
Meneguzzi, por sua vez, agradeceu a visita e ressaltou a necessidade de que a Câmara não seja vista como inimiga da administração municipal. De acordo com o parlamentar, a Casa tem a obrigação de fiscalizar e propor pautas que tratem do desenvolvimento da cidade em todos os eixos. “Precisamos construir juntos: Executivo, Legislativo, Conselho de Política Cultural e a comunidade. Tudo precisa ser debatido e trabalhado em conjunto, sem medo de recuar quando necessário”, concluiu o vereador.