Meneguzzi Nenhum comentário

Vereadores foram recebidos pelo presidente da Câmara de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi

Representantes de nove cidades da Serra Gaúcha estiveram reunidos no Legislativo caxiense, na manhã desta sexta-feira,15 de junho, para o encontro mensal do Parlamento Regional. De início, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Alberto Meneguzzi (PSB), deu as boas vindas aos vereadores das cidades vizinhas e repassou o comando para o presidente do grupo e chefe do Legislativo de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel (PSDB).

A temática principal do encontro deste mês foi a situação financeira dos hospitais que atendem ao SUS na Serra Gaúcha. Nesse sentido foi deliberada a elaboração de um manifesto conjunto dos Legislativos, no qual será defendida a descentralização dos procedimentos cirúrgicos dos grandes hospitais de Caxias do Sul e Porto Alegre para as instituições de saúde das cidades do interior.

Além disso, foi levantada a situação do setor vitivinícola também tratada no II Fórum de Discussão do Setor, realizado no município de Monte Belo do Sul, no mês de abril. De acordo com a constatação das lideranças do segmento, a carga tributária está facilitando a importação de vinhos. Vinícolas da região importam a bebida, com impostos reduzidos, engarrafam e rotulam como se o produto fosse local. O mercado do alho também foi discutido, uma vez que a alta da importação da planta de origem chinesa desvaloriza o agricultor.

Realizado o balanço das ações do Parlamento Regional no primeiro semestre de 2018, com a realização de cinco reuniões e quatro manifestos, foi comemorado o resultado de uma das iniciativas do grupo, que encaminhou documento pela manutenção da agência da Receita Federal do Brasil em Veranópolis, que estava em risco de fechamento e teve desfecho positivo.

Os vereadores caxienses Renato Oliveira (PCdoB) e Paula Ioris (PSDB), que presidem as comissões de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) e Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência respectivamente, pautaram a necessidade da atenção regional à assistência financeira das instituições de saúde. Além disso, falaram sobre a importância de um trabalho conjunto para viabilizar salas de aula e pavilhões de trabalho para os apenados.

Por fim, Meneguzzi propôs que, em um dos próximos encontros do Parlamento Regional seja realizada reunião com os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A intenção é conhecer seus posicionamentos sobre a questão do ICMS e dos tributos sobre o vinho, além de debater sobre o funcionamento e a sustentação do abastecimento de água da Corsan.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, que foi anfitrião do encontro, o momento é propício para o diálogo e a construção coletiva do desenvolvimento da Serra Gaúcha. Os presidentes foram unânimes na opinião que o Parlamento já mostrou sua força em diversos pleitos e que é necessário fortalecer ainda mais. “Aqui em Caxias, pautamos a saúde, porque é um assunto que envolve 49 municípios e a nossa Câmara está à inteira disposição do Parlamento Regional, seja para realizar debates e encontros ou mesmo para trabalhar assuntos relacionados à comunicação”, finaliza.

O próximo encontro será realizado em 11 de julho, a partir das 14h, na cidade de Farroupilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *