Meneguzzi Nenhum comentário

Regularização do documento pode ser feita até 4 de maio pelo Título Net, disponível no Portal do TSE

Quem deseja votar nas Eleições 2022, marcadas para 2 de outubro, deve fazer tudo até o dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei.

Ouça o PODCAST com o Chefe do Cartório Eleitoral da 169ª zona eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski. Todo domingo, no programa Acredita, há um serviço sobre as eleições 2022.

A matéria abaixo consta no site do TSE ( https://www.tse.jus.br/)

Confira a seguir as respostas às quatro perguntas mais frequentes relacionadas ao título de eleitor:

1-      Quem pode tirar o título?

No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

Quem tem a idade mínima obrigatória e não tirou o título, bem como os eleitores e as eleitoras que tiveram o documento cancelado estão sujeitos a diversas restrições e impedimentos legais, como, tirar passaporte ou carteira de identidade e se inscrever em concurso público, entre outros. Confira quais são os impedimentos no portal do TSE

2-      Como tirar o título?

Tirar o título de eleitor ficou mais simples do que muitos imaginam. Tudo é feito pela internet, dentro do Portal do TSE, de forma rápida e gratuita, sem precisar sair de casa. Basicamente, o processo é esse: entrar na página Autoatendimento do Eleitor e clicar na opção “Tire seu título”; ter em mãos os documentos solicitados; informar os dados de identificação necessários; e preencher os campos indicados. Veja o passo a passo detalhado nesta matéria do Portal do TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.