Gabinete da Presidência
Vereador Alberto Meneguzzi
11 de janeiro de 2018
08h30 – Reunião de pauta com o diretor-geral, Rodrigo Weber e o Chefe da Comunicação Social, Tales Armiliato, sobre os compromissos do dia, prioridades e ações a serem desenvolvidas pela Mesa Diretora e a convocação de Sessão Extraordinária para a terça-feira, 16 de janeiro, a fim de votar Projeto de autoria do Executivo.
09h – Visita de cortesia ao Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), coordenado pela irmã Maria do Carmo, religiosa scalabriniana. Na pauta, o diálogo e abertura do Legislativo para atuar como interlocutor e mediador para a criação de um grupo de trabalho para pensar e construir uma Política Municipal de Apoio à População Imigrante. Esse GT deve reunir as comissões da Câmara, o Executivo, as entidades religiosas, demais associações, entidades sindicais e a sociedade civil. Meneguzzi entregou documento com essa proposta à maria do Carmo. “A partir do momento em que as pessoas migram, elas buscam melhores condições de vida. Chegando ao Brasil, da mesma forma que muitas nacionalidades há mais de um século, elas se tornaram cidadãs brasileiras e precisamos atendê-los com dignidade e respeito”, comenta o presidente da Câmara. Alberto Meneguzzi se comprometeu também a desenvolver parceria com a Escola do Legislativo para a realização de cursos de Língua Portuguesa. A iniciativa seria válida tanto para os imigrantes que já têm um conhecimento básico do idioma, quanto para servidores públicos, na intenção de facilitar o atendimento nos órgãos governamentais.
10h30 – Recepção e reunião com o vereador Renato Nunes (PR);
11h – Recepção à visita de cortesia do ex-presidente da Câmara em 2017, vereador Felipe Gremelmaier (PMDB);

Simionatto (E), Erlo e Vilson Cescon (D) receberam livro dos 125 anos da Câmara – Foto Felipe Padilha
14h30 – Visita de cortesia à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caxias do Sul (Aapopecs). O parlamentar esteve reunido com Vilson Cescon e Ernesto Erlo, presidente e vice da entidade. Também participou do encontro o tesoureiro, Jorge Simionatto. Meneguzzi colocou o Legislativo à disposição da Associação, e indicou possíveis parcerias entre a representação dos aposentados e da Câmara Municipal, sobretudo através da Escola do Legislativo. A intenção do presidente é que a Casa ofereça cursos, formações e atividades que abram cada vez mais as portas do Legislativo para a sociedade caxiense. “A Câmara está de portas abertas para a Aapopecs e quer valorizar quem muito fez por Caxias, afinal a cidade foi construída a muitas mãos. Que juntos, Câmara, Associação e demais entidades de cuidado e proteção à pessoa idosa, nos ajudem a criar novos mecanismos que venham a garantir os direitos dos aposentados”, comentou Meneguzzi, que presenteou a Associação com o livro “Democracia, Memória e Cidadania: 125 anos do Poder Legislativo em Caxias do Sul”.
16h – Recepção e reunião com o vereador Kiko Girardi (PSD)