Meneguzzi Nenhum comentário

Solenidade de entrega aconteceu no auditório da entidade, em comemoração aos seus 20 anos

O Hospital Geral (HG), mantido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), foi homenageado, na tarde desta segunda-feira (19/03), com o Prêmio Caxias do Sul. O Legislativo caxiense concedeu a distinção à entidade, no dia em que comemora seus 20 anos de criação. A honraria foi proposta pela Mesa Diretora e deliberada por meio da Resolução de Mesa nº. 897/A, de 1º de março deste ano.

A solenidade foi realizada no auditório da instituição e reuniu colaboradores, gestores, representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e diversas autoridades. O ato foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi/PSB. Os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT, também acompanharam a homenagem.

Na oportunidade, Flávio Cassina falou à comunidade em nome do Legislativo. Ele recordou a construção, iniciada pelo ex-governador Pedro Simon e a inauguração, em 19 de março de 1997, pelo então governador gaúcho, Antonio Britto/PMDB. Ao se referir às duas décadas de atuação, o vereador enalteceu a humanização do atendimento prestado. “É notório o cuidado com a vida e também excepcional o tratamento oncológico, de hemodiálise e demais procedimentos realizados”, sublinhou.

O parlamentar também comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com relação à suplementação dos planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar elogiou a posição do Judiciário, que foi unânime, prevendo que os beneficiários do sistema privado tenham seu tratamento custeado pelas operadoras, quando eles forem atendidos pela rede pública. Cassina explicou que a medida será implantada a partir de um cruzamento de dados feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “O HG é de todos nós e a Câmara é parceira no debate e na construção de ações que venham a contribuir com a vida financeira do hospital”, finalizou.

A entrega do Prêmio Caxias do Sul foi realizada por todos os vereadores aos gestores do HG. Logo em seguida, o diretor-geral do hospital, Sandro Junqueira, salientou que o momento é de celebração pelas duas décadas a serviço da comunidade. Citou, também, o déficit econômico-financeiro do Geral e a busca incessante, tanto da instituição, quanto da mantenedora, a Fucs, por recursos para o custeio da estrutura. “Nós primamos pela qualidade e atendemos a todos com toda a dignidade. Sabemos que o SUS tem suas deficiências, mas nós queremos continuar atendendo 100% a saúde pública. É um compromisso”, complementou.

Atualmente, o HG possui aproximadamente 1.000 colaboradores. Outros 678 estudantes de diversos cursos de graduação da UCS que atuam nas dependências da instituição, que desde 2005 é certificado como hospital de ensino da Universidade. Em pronunciamento, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, agradeceu o empenho de todos na busca da excelência e acreditação hospitalar. Destacou também a humanização com que atendem os profissionais que ali trabalham.

No final do encontro, o presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, reiterou o orgulho que Caxias do Sul tem do Hospital Geral. “Se a Câmara saiu de lá e veio aqui, é porque o mínimo que podemos fazer é dizer obrigado”, sublinhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *