Meneguzzi Nenhum comentário

Parlamentar foi o primeiro a reunir pesquisadores e cervejeiros para discutir uma parceria

A notícia de que Caxias do Sul e Serra Gaúcha avançam na pesquisa e produção de lúpulo – um dos principais ingredientes utilizados para produzir a cerveja – gera ainda mais expectativa pelo desenvolvimento da cadeia de produção da cerveja artesanal. Isso porque a matéria-prima precisa ser importada da Alemanha ou Estados Unidos, em quase sua totalidade.

De acordo com a Fepagro, o Estado já tem 25 produtores de lúpulo, que estão integrados a um projeto de pesquisa do governo estadual. Deste total, sete ficam em propriedades da região de Caxias.

A produção de lúpulo na região da Serra foi tema de um encontro promovido pelo vereador Alberto Meneguzzi/PSB, no dia 19 de junho deste ano, entre a coordenadora regional da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Lucimar Rodrigues; o presidente da Associação dos Produtores de Cervejas Artesanais (Aprocerva) e coordenador do APL de Alimentos e Bebidas de Caxias, Emilio Kunz; o pesquisador Alexander Cenci; e o produtor de lúpulo, Gustavo Saccaro Laurindo. O encontro ocorreu na sede da Fepagro, em Fazenda Souza. A finalidade foi integrar a Aprocerva à pesquisa realizada pelo Estado, por meio de uma parceria.

O projeto desenvolvido pelos pesquisadores da antiga Fepagro é fundamental para o desenvolvimento da produção de lúpulo na Serra Gaúcha. A parceria com os cervejeiros artesanais, em nível regional pela Aprocerva, é importante porque eles podem colaborar com o conhecimento sobre o mercado e a qualidade da produção. Esta foi a minha intenção quando intermediei os primeiros contatos para a integração da entidade à pesquisa. A produção do lúpulo na Serra vai colaborar ainda mais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cerveja artesanal, beneficiando também o turismo regional”, ressalta o parlamentar.

Alberto Meneguzzi foi o articulador do projeto de autoria do deputado estadual Elton Weber/PSB, que incluiu Caxias do Sul e Farroupilha na Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A matéria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, no final do ano passado. 

 

Esta e outras informações você confere também em:

https://acredita.caxias.br/rd/

https://www.facebook.com/meneguzzivereador40

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *