Meneguzzi Nenhum comentário

Os encontros visam contribuir para a preservação da Cultura Taliana, difusão e salvaguarda da Língua Talian

O grupo folclórico caxiense Girotondo lança uma série de cinco lives intitulada de Filò Formativi de Difusores del Talian (Encontros Formativos de Difusores do Talian) nos dias 17, 24 e 31 de maio; 07 e 14 de junho, sempre às segundas-feiras, às 19h30min. O projeto foi contemplado pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Os encontros serão virtuais, sendo que os interessados deverão inscrever-se pelo e-mail [email protected] informando o nome, município, WhatsApp e 10 minutos antes do início do Filò será enviado um link de acesso à plataforma da internet. O Grupo Girotondo disponibilizou ainda outras formas para acompanhar os encontros formativos no Facebook/grupogirotondo ou pelo canal no Youtube.com/c/girotondocaxias. Os participantes ganham o livro Talian Par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria (Talian para Crianças e Adultos – Gramática e História), que está sendo apresentado no primeiro filò, dia 17 de maio. As lives terão uma hora e 15 minutos de duração com a maior parte da condução e execução ao vivo e inserções de vídeos pré-produzidos e editados que atendam a qualidade e dinâmica do evento. O Ponto de Cultura Casa das Etnias é o espaço escolhido para o ensaio, no dia 10 de maio, e para as apresentações das cinco a lives.

Um dos integrantes do Grupo Girotondo, Ladir Brandalise, explica que nas cinco edições do Filò Formativi serão trabalhados e difundidos conhecimentos sobre a língua e a cultura do Talian em sua gramática, literatura, em seus jogos, saberes e fazeres, comungando experiências e demonstrando oportunidades didáticas por intermédio da música, do teatro, da poesia e do canto coral. A atividade busca a participação e a organização de pessoas, criando um movimento em rede, que resulta no surgimento de novos agentes culturais, difusores e professores do Talian, que se sintam confiantes para atuar na área, cada um em seu município. A Língua Talian, que em 2014 foi reconhecida pelo IPHAN como Língua de Referência Cultural Brasileira (a primeira a receber este título), virou lei em Caxias do Sul (nº 8208/2017) a qual institui o Talian como a segunda língua oficial da cidade. As iniciativas demonstram que está ainda muito viva na região entre as gerações mais experientes, porém, como consequência de um período de proibição (anos 30/40) e depois por um tratamento de menosprezo (até anos 70), começou a trilhar a perspectiva do seu fim. Os próprios falantes e/ou os que entendem a língua, mas não falam, ainda não perceberam a importância do Talian para a sua cultura e identidade e precisam ser estimulados a transmitirem para as novas gerações a língua de herança.

Para João Wianey Tonus, um dos responsáveis pelo projeto, o legado desta iniciativa será o engajamento de muitas pessoas, seja da sociedade civil, das entidades públicas e da academia, de forma continuada e duradoura, nas ações de divulgação e salvaguarda da Língua e da Cultura Taliana. “As ações pensadas também poderão proporcionar um maior interesse e uma mudança de postura em relação à importância do patrimônio cultural imaterial. Dessa forma, o Filò Formativi irá contribuir para que a Língua e a Cultura Taliana continuem vivas e presentes em nosso entorno, sendo um fator de cidadania, de identificação cultural e de ganhos econômicos de uma região do RS, podendo fomentar o turismo cultural, fator de emprego e renda”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *