Foto: Gisele Nozari Fonte – Site da Prefeitura de Caxias do Sul – RS
A prova de corrida de rua, que este ano tem o número recorde de 2.642 inscritos, ocorre domingo (24/11), com largadas a partir das 6h30, em frente ao Centro Administrativo Municipal (rua Alfredo Chaves, 1.333). A Meia de Caxias, instituída por lei municipal e que é realizada sempre em setembro, em 2024 precisou ser reagendada para novembro em função das decorrências da catástrofe meteorológica ocorrida no Estado na metade do ano. O percurso principal, dos 21.097 metros, que passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, se tornou ainda mais atrativo desde as modificações feitas no trajeto no ano passado, que reduziu a altimetria (é possível conferir o mapa dos percursos no site www.meiamaratonadecaxiasdosul.com.br). Além dele haverá mais uma vez disputas nos 3,4km (para cadeirantes), 5km e 10km.
Os atletas precisam ficar atentos aos horários de largada das distâncias nas quais estão inscritos, pois houve ajustes em relação à divulgação inicial. Os corredores dos 21km saem às 6h30, seguidos pelo cadeirantes às 7h08, os 5km e 10km às 7h10.
Em função da prova haverá bloqueios em várias vias centrais da cidade e, consequentemente, alteração nas linhas de transporte urbano (confira mapa anexo). A rua Alfredo Chaves será interditada já na noite de sábado. As demais vias por onde a corrida passará serão bloqueadas a partir das 6h e abertas ao final da circulação dos atletas.
A 9ª edição da Meia Maratona de Caxias do Sul tem realização da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL), Clube de Corredores de Caxias do Sul e Fecomercio/Sindicatos/SESC/SENAC, patrocínio de Círculo Saúde e Supermercados Andreazza. São apoiadores da prova Vinícola Cooperativa Nova Aliança, Nostrali Cidadania Italiana, Villagio Caxias, Emercor e Grupo RBS.